SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro  e  LIMA, Abegair Farias de. Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.9-24. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0001.

O presente estudo investigou do que e de que forma crianças com deficiência visual brincam no contexto familiar e educacional, visando compreender o brincar e o papel do brinquedo no desenvolvimento dessas crianças. Amparamo-nos na perspectiva histórico-cultural considerando, especialmente, os estudos de Vygotsky. A coleta de materialidades empíricas aconteceu nas cinco famílias das crianças cegas ou com baixa visão pesquisadas e na instituição especializada que elas frequentam. Adotamos entrevistas semiestruturadas com pais e educadores e observações nos contextos mencionados. Os dados coletados foram categorizados e teorizados por meio da análise de conteúdo. Concluímos que a mediação de outra pessoa durante o brincar possibilita às crianças com deficiência visual a aquisição de confiança na exploração do espaço físico, dos objetos, assim como a elaboração conceitual.

Palavras-chave : Crianças com deficiência visual; Brincar; Interação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )