SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciênciasOs textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro  e  BOTELHO, António Roberto. Consciência fonológica e desempenho geral na leitura.Que relação? Estudo com alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.48-63. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0003.

O objetivo do presente artigo é testar a validade de conteúdo e concorrente da Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., versão de investigação), explorando as relações com uma prova de consciência fonológica (síntese de fonemas), da bateria SICOLE-R (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., versão investigação). O referencial teórico baseia-se na avaliação dos processos cognitivos envolvidos na leitura (perspetivas de JIMENEZ; CUETOS), em que as duas baterias utilizadas assumem avaliar tais processos, sendo consideradas medidas concorrentes. Ambas se destinam a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Quanto à metodologia, para exploração e acessibilidade foi utilizada uma amostra de crianças dos 2º e 3º anos de escolaridade, de instituições de ensino público e privado de Coimbra e da Beira Interior Norte. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva e significativa entre a leitura de palavras, leitura de pseudopalavras, estruturas gramaticais, sinais de pontuação e compreensão de frases (PROLEC-R) e a síntese de fonemas (SICOLE-R).

Palavras-chave : Processos cognitivos da leitura; Consciência fonológica; Modelos de leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )