SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Consciencia fonológica y desempeño general en la lectura ¿Qué relación? Estudio con alumnos de 2º y 3º años de escolaridadeLas prácticas docentes y el Currículo de Geografía em el Estado de Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins  y  SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.64-82. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0004.

Este artigo tem como tema a defesa de um projeto de nação centrado no catolicismo, presente no pensamento do intelectual luso-brasileiro Serafim Leite (1890-1969). Seleciona como fontes principais os quatro textos publicados pelo padre na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre 1944 e 1964. O objetivo é discutir o projeto formativo existente nos textos de Serafim Leite, situando-o em relação ao plano de construção da nação e da nacionalidade brasileiras elaborado pelo IHGB, ao longo do século XIX. A análise utiliza os referenciais elaborados por Antonio Gramsci, para compreender a partir das publicações de Serafim Leite e de sua defesa de um projeto de nação apoiado no catolicismo, o papel dos intelectuais na organização da cultura, especialmente na construção da hegemonia.

Palabras clave : Serafim Leite; IHGB; Projeto formativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )