SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Consciência fonológica e desempenho geral na leitura.Que relação? Estudo com alunos dos 2º e 3º anos de escolaridadeAs práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins  e  SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.64-82. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0004.

Este artigo tem como tema a defesa de um projeto de nação centrado no catolicismo, presente no pensamento do intelectual luso-brasileiro Serafim Leite (1890-1969). Seleciona como fontes principais os quatro textos publicados pelo padre na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre 1944 e 1964. O objetivo é discutir o projeto formativo existente nos textos de Serafim Leite, situando-o em relação ao plano de construção da nação e da nacionalidade brasileiras elaborado pelo IHGB, ao longo do século XIX. A análise utiliza os referenciais elaborados por Antonio Gramsci, para compreender a partir das publicações de Serafim Leite e de sua defesa de um projeto de nação apoiado no catolicismo, o papel dos intelectuais na organização da cultura, especialmente na construção da hegemonia.

Palavras-chave : Serafim Leite; IHGB; Projeto formativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )