SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The texts of Fr. Serafim Leite (S. J.) in the Journal of the Historical and Geographical Brazilian Institute: a formative project focused in the Catholic nation ideaPIBID in the constitution of teaching the Portuguese Language teacher: experiences in ground of the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTOS, Clézio dos. As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.83-98. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005.

O artigo analisa como os focos bimestrais presentes no Currículo Mínimo (CM) de Geografia para o Estado do Rio de Janeiro influenciam e são influenciados pela abordagem conceitual da disciplina escolar Geografia no Colégio Estadual Eng. Carlos Frederico de Arêa Leão, localizado no Bairro da Posse, Município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A metodologia utilizada é a qualitativa, utilizando o referencial teórico da área, destacando-se as contribuições de Pontuschka; Paganelli e Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), Caso e Gurevich (2014). A coleta de dados envolveu entrevistas com os professores de Geografia que atuam no estabelecimento pesquisado. Como resultado principal, apresentamos uma análise centrada nas diferentes práticas docentes abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada. Assim, foi possível evidenciar a relação teoria-prática dos docentes por meio de práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. Conclui-se que a criação de sistemas educacionais compactos para atender, muitas vezes, apenas às necessidades políticas de governos, deixa de fora considerações e constatações de décadas de discussão acadêmica e as próprias necessidades locais, além de influenciar diretamente na prática docente e na efetivação do currículo.

Keywords : Currículo de geografia; Ensino de Geografia; Rio de Janeiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )