SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Las prácticas docentes y el Currículo de Geografía em el Estado de Rio de JaneiroLatinoamérica: entre currículo, libros de texto y profesores en la investigación en la enseñanza de Historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco  y  MADUREIRA, André Luiz Gaspari. PIBID na constituição da docência do professor de Língua Portuguesa: experiências no chão da escola. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.99-117. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0006.

Este artigo discute a formação inicial de professores de língua portuguesa através das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. O objetivo é compreender os sentidos da formação do professor de português nas diferentes temporalidades formativas construídas ao longo da atuação no PIBID. Analisa-se como o PIBID oportuniza uma formação centrada nas práticas educativas do cotidiano escolar. O trabalho é o resultado de uma pesquisa-formação desenvolvida com estudantes do Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A fundamentação teórico-metodológica baseou-se na abordagem (auto)biográfica, entendendo a formação como um processo de construção de conhecimento ao longo da vida, pois quem narra estabelece relações temporais durante o seu percurso formativo.

Palabras clave : PIBID; Temporalidades; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )