SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1PIBID in the constitution of teaching the Portuguese Language teacher: experiences in ground of the schoolFederal programs for the Elementary School and the materialization of everybody’s right to an education of quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; BLANCH, Joan Pagès  and  CARVALHO, Marco Antônio de. América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.118-137. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0007.

Este artigo tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História da Argentina, Brasil e Espanha, com o propósito de analisar as mudanças e permanências, inclusões e exclusões existentes nos documentos prescritos e no que é efetivamente realizado na sala de aula, buscando perceber se estes conteúdos têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de História que estimule a formação de uma consciência cidadã. Assim, são trazidos os dados das análises realizadas em currículos, em livros didáticos, e em entrevistas com professores. Os resultados obtidos sinalizam para a escassa inclusão e permanência de conteúdos veiculados sobre a América Latina em currículos e livros didáticos, que se desdobra, semelhantemente, no contexto da sala de aula.

Keywords : América Latina; Ensino de História; Fontes documentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )