SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1PIBID en la constitución de la enseñanza del profesor de Lengua Portuguesa: experiencias en el terreno de la escuelaProgramas federales para la Enseñanza Fundamental y la materialización del derecho de todos a educación de cualidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; BLANCH, Joan Pagès  y  CARVALHO, Marco Antônio de. América Latina: entre currículo, livros didáticos e professores na pesquisa no ensino de História. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.118-137. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0007.

Este artigo tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina no ensino de História da Argentina, Brasil e Espanha, com o propósito de analisar as mudanças e permanências, inclusões e exclusões existentes nos documentos prescritos e no que é efetivamente realizado na sala de aula, buscando perceber se estes conteúdos têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de História que estimule a formação de uma consciência cidadã. Assim, são trazidos os dados das análises realizadas em currículos, em livros didáticos, e em entrevistas com professores. Os resultados obtidos sinalizam para a escassa inclusão e permanência de conteúdos veiculados sobre a América Latina em currículos e livros didáticos, que se desdobra, semelhantemente, no contexto da sala de aula.

Palabras clave : América Latina; Ensino de História; Fontes documentais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )