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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ARAUJO, Jair Jonko  e  HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas Curriculares e Teoria do discurso: um estudo de caso. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.163-183. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0009.

Apresenta um estudo de caso que discute os novos sentidos produzidos nas políticas curriculares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A utilização em conjunto do Ciclo de Políticas, proposto por Ball, e da Teoria do Discurso (TD) de Laclau, potencializou a análise de sentidos de forma não hierárquica entre os diferentes contextos envolvidos na construção destas políticas. No processo de análise de documentos oficiais do MEC e do IFSul e de entrevistas com gestores e docentes da instituição, optou-se por identificar, com auxílio da ferramenta WordSmith, sentidos e deslocamentos ao redor dos significantes ensino, pesquisa, extensão e articulação. Neste trabalho, exemplificando a potencialidade dos conceitos da TD, faz-se a análise em torno do significante extensão, interpretando-se que há dificuldades de fixação de sentidos para esta dimensão educacional e que a expectativa dos gestores, acolhidas pelos professores, é que estes sejam capazes de dar conta de suas demandas.

Palavras-chave : Teoria do discurso; Política curricular; Educação profissional e tecnológica.

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