SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Las políticas curriculares y la Teoría del discurso: un estudio de casoLa Investigación (Auto)Biográfica en clave post-estructural: conversaciones con Judith Butler índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da  y  LOPES, Alice Casimiro. Sob o nome ciclos: disputas discursivas para significar uma educação democrática. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.184-202. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0010.

Apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa que focaliza a vinculação da política curricular dos ciclos à ideia de democracia na educação. Interessa-nos entender como essa vinculação democracia-ciclos é constituída e naturalizada, bem como, que efeitos políticos produz. Para tal, investigamos a produção especializada sobre ciclos, com maior destaque para os artigos em periódicos, considerando que tais textos acadêmicos são também textos políticos. A partir de um enfoque pós-fundacional e discursivo, buscamos des-sedimentar a interpretação naturalizada de que existe uma característica democrática da organização em ciclos. Nesse processo, procuramos dar visibilidade à constante disputa de sentidos e significados em torno do significante ciclos. Ciclos se torna, na perspectiva com a qual temos operado, um nome da/na política educacional por meio do qual se busca construir o projeto de uma escola democrática.

Palabras clave : Política de currículo; Ciclos; Discurso; Nomeação; Democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )