SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Bajo el nombre de ciclos: luchas discursivas para significar una educación democráticaLa (des)valorización profesional de los docentes: implicaciones de oferta y demanda de pedagogos en Paraná (2009-2013) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PIMENTEL JUNIOR, Clívio; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza  y  SA, Maria Roseli Gomes Brito de. Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.203-222. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011.

Neste ensaio teórico, investigam-se aproximações e tensionamentos entre o pensamento de Butler e o campo das Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação. Focaliza-se, inicialmente, nos aspectos históricos e teórico-metodológicos das Pesquisas (Auto)Biográficas, sobretudo no cenário nacional, destacados em apresentações de dossiês temáticos, cartas de associações e artigos de revisão. Em seguida, discute-se acerca do desafio envolvido na aproximação entre os pressupostos teóricos das Pesquisas (Auto)Biográficas e os pressupostos filosóficos do movimento Pós-estrutural. Finalmente, argumenta-se em defesa da plausibilidade e da consistência teórica da aproximação entre pós-estruturalismo e Pesquisa (Auto)Biográfica tendo em vista a possibilidade de invenção de narrativas performáticas e pós-metafísicas de si.

Palabras clave : Pesquisa (Auto)Biográfica; Narrativas de si; Pós-estruturalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )