SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Sob o nome ciclos: disputas discursivas para significar uma educação democráticaA (des)valorização profissional docente: implicações da oferta e demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013)* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PIMENTEL JUNIOR, Clívio; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza  e  SA, Maria Roseli Gomes Brito de. Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.203-222. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0011.

Neste ensaio teórico, investigam-se aproximações e tensionamentos entre o pensamento de Butler e o campo das Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação. Focaliza-se, inicialmente, nos aspectos históricos e teórico-metodológicos das Pesquisas (Auto)Biográficas, sobretudo no cenário nacional, destacados em apresentações de dossiês temáticos, cartas de associações e artigos de revisão. Em seguida, discute-se acerca do desafio envolvido na aproximação entre os pressupostos teóricos das Pesquisas (Auto)Biográficas e os pressupostos filosóficos do movimento Pós-estrutural. Finalmente, argumenta-se em defesa da plausibilidade e da consistência teórica da aproximação entre pós-estruturalismo e Pesquisa (Auto)Biográfica tendo em vista a possibilidade de invenção de narrativas performáticas e pós-metafísicas de si.

Palavras-chave : Pesquisa (Auto)Biográfica; Narrativas de si; Pós-estruturalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )