SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La Investigación (Auto)Biográfica en clave post-estructural: conversaciones con Judith ButlerDe la competencia en el hacer a la responsabilidad del acto: la ética y la investigación en Humanidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VAZ, Marta Rosani Taras  y  MASSON, Gisele. A (des)valorização profissional docente: implicações da oferta e demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013)*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.223-243. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0012.

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a oferta e a demanda de pedagogos no estado do Paraná (2009-2013), problematizando a relação entre trabalho e formação no capitalismo, bem como o processo de (des)valorização dos profissionais da Pedagogia. A análise realizada se fundamentou nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, perpassando pela concepção ontológica do trabalho e adentrando na sua dimensão histórica capitalista. A pesquisa se constituiu a partir de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e dados disponibilizados por 37 Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. Os resultados revelam que há uma oferta maior de pedagogos em relação ao crescimento da demanda de tais profissionais no mercado de trabalho, ocasionando uma população excedente de professores. A conclusão é de que esta condição contribui para a desvalorização do valor de sua força de trabalho.

Palabras clave : Oferta e Demanda de profissionais; Pedagogos; Desvalorização da força de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )