SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La (des)valorización profesional de los docentes: implicaciones de oferta y demanda de pedagogos en Paraná (2009-2013)Ética e Investigación en las Ciencias Humanas y Sociales: un caso que a ser pensado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Luciano. Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.244-256. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013.

Este artigo se propõe discutir a relação entre ciência e ética com destaque para a dimensão ética implicada na pesquisa científica. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico parte de uma exposição histórico-conceitual da ciência moderna, mostrando as problemáticas consequências de seu totalitarismo epistemológico que sobrepõem as competências no fazer (techné) à responsabilização no agir (práxis). Em seguida, define o conceito de ética e apresenta os níveis: ética de normas, de princípios e de relação, mostrando seus respectivos graus de profundidade do ponto de vista do sentido do humano que lhes subjaz. Por fim, apresenta, de modo sumário, o processo do qual resulta a constituição dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP). Os resultados demonstram a possibilidade de questionar a pertinência epistemológica da regulamentação de pesquisas científicas das áreas de Ciências Humanas e Sociais por um Comitê regido por paradigmas das áreas biomédicas. Conclui-se, portanto, pela premência de uma nova organização dos Comitês de Ética em Pesquisa a partir da especificidade epistemológica das áreas dos projetos submetidos a sua regulamentação.

Palabras clave : Ciência; Técnica; Pesquisa; Ética; Ciências Humanas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )