SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Formación continuada para profesores de Educación Física: la Tecnología Asistiva favoreciendo a la inclusión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RODRIGUES, David  y  LIMA-RODRIGUES, Luzia. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.317-333. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002.

A formação de professores, para dinamizarem e atuarem em contextos educacionais inclusivos, é um assunto da maior relevância. Vários autores têm chamado a atenção para a importância da formação nos valores e nas práticas dos professores. Neste artigo, procuramos problematizar essa formação tendo em atenção os valores prevalentes e dominantes da área da Educação Física. Discutimos as suas dificuldades específicas que se prendem a uma exacerbada meritocracia e a raras práticas de diferenciação e adaptação curricular. Este texto inclui, ainda, um testemunho, “na primeira pessoa”, de uma professora de Educação Física com condição de deficiência, em que é realçada a influência da formação que recebeu na formação que ministra.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Física; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )