SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RODRIGUES, David  e  LIMA-RODRIGUES, Luzia. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.317-333. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002.

A formação de professores, para dinamizarem e atuarem em contextos educacionais inclusivos, é um assunto da maior relevância. Vários autores têm chamado a atenção para a importância da formação nos valores e nas práticas dos professores. Neste artigo, procuramos problematizar essa formação tendo em atenção os valores prevalentes e dominantes da área da Educação Física. Discutimos as suas dificuldades específicas que se prendem a uma exacerbada meritocracia e a raras práticas de diferenciação e adaptação curricular. Este texto inclui, ainda, um testemunho, “na primeira pessoa”, de uma professora de Educação Física com condição de deficiência, em que é realçada a influência da formação que recebeu na formação que ministra.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Educação Física; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )