SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Educação Física: formação de professores e inclusãoO processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FIORINI, Maria Luiza Salzani  e  MANZINI, Eduardo José. Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.334-355. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0003.

O artigo descreve o desenvolvimento de uma formação continuada para professores de Educação Física visando à incorporação da Tecnologia Assistiva e à criação de condições favoráveis à inclusão escolar. A abordagem teórico-metodológica foi a pesquisa reflexiva e colaborativa. Participaram dois professores que encontravam dificuldades para incluir um aluno com deficiência física e um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A formação continuada consistiu em três passos: 1) reflexão por meio de vídeo sobre a própria prática e planejamento de uma aula, conjuntamente com a pesquisadora, buscando incorporar a Tecnologia Assistiva e favorecer a inclusão; 2) filmagem da aula; 3) avaliação e reflexão sobre o planejado e o executado e planejamento de uma nova aula. Considera-se que foi essencial ao desenvolvimento da formação continuada: considerar a demanda do professor, desenvolver o trabalho colaborativo, promover a reflexão das práticas e ter a Tecnologia Assistiva como suporte ao fator humano.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação Física; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )