SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Continuing education for Physical Education teachers: Assistive Technology in inclusive educationEducation Program of peer tutors: tutoring in the process of school inclusion in the Physical Education class author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SA, Maria das Graças Carvalho Silva de et al. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.356-372. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0004.

O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva.

Keywords : Formação inicial; Educação Física; Currículo; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )