SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Formación continuada para profesores de Educación Física: la Tecnología Asistiva favoreciendo a la inclusión escolarPrograma de formación para compañeros tutores: la tutoría en el proceso de inclusión escolar en las clases de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SA, Maria das Graças Carvalho Silva de et al. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.356-372. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0004.

O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva.

Palabras clave : Formação inicial; Educação Física; Currículo; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )