SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar*Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SA, Maria das Graças Carvalho Silva de et al. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.356-372. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0004.

O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva.

Palavras-chave : Formação inicial; Educação Física; Currículo; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )