SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Education Program of peer tutors: tutoring in the process of school inclusion in the Physical Education classPhysical Education Teachers’ conceptions of school inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico  and  MILESKI, Keros Gustavo. Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.395-413. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006.

O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.

Keywords : Diferença; Inclusão; Concepções pedagógicas de Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )