SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física*Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico  e  MILESKI, Keros Gustavo. Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.395-413. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006.

O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.

Palavras-chave : Diferença; Inclusão; Concepções pedagógicas de Educação Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )