SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar*O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MACHADO, Roseli Belmonte. Educação Física escolar e políticas de inclusão: entre a gestão de riscos e o ensino. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.430-447. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0008.

Este artigo analisa as políticas de inclusão e a Educação Física escolar dentro da perspectiva baseada nos Estudos Foucaultianos em Educação. Por esse viés, entende-se que hoje a inclusão é um imperativo de Estado, inserindo-se numa grade de inteligibilidade que fomenta formas de regulação da vida e de controle dos riscos dos distintos indivíduos. O objetivo é o de discutir outras formas de olhar para as políticas de inclusão e a Educação Física escolar, a partir da análise dos documentos que as regulam. A metodologia da pesquisa é de inspiração genealógica, destacando uma apreciação dos discursos presentes nos documentos oficiais que legitimam essas políticas. Os resultados e conclusões indicam que a Educação Física escolar e as políticas inclusivas se enredam numa busca pela inclusão como gestão de riscos dos sujeitos, desconsiderando aspectos que se relacionam ao ensino.

Palavras-chave : Educação Física; Políticas de Inclusão; Estudos Foucaultianos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )