SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física*Sobre masculinidades na Educação Física escolar: questões teóricas, horizontes políticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NUNES, Hugo César Bueno  e  NEIRA, Marcos Garcia. A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.464-480. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0010.

O momento atual é contingente, plural, descentralizado, livre das velhas identidades e permeado pelo barulho das vozes que nunca foram ouvidas. Inserida nesse contexto, a escola tenta superar os traços do passado e enfrentar as lutas do presente. No âmbito da Educação Física, o currículo cultural parece querer contribuir com a mentalidade de uma nova era ao questionar a hegemonia das práticas corporais e dos significados dos grupos privilegiados para promover uma pedagogia da diferença. A presente pesquisa analisou as obras mais importantes dessa proposta, identificou os princípios e procedimentos didáticos que a caracterizam e submeteu-os ao confronto com a noção de diferença pura de Gilles Deleuze. Os resultados indicam que o currículo cultural assume a feição de uma Educação (Física) menor quando escuta o que os diferentes têm a dizer e presta atenção no repertório cultural corporal que os estudantes acessam.

Palavras-chave : Diferença; Currículo; Educação Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )