SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A diferença no currículo cultural: por uma Educação (Física) menor*Entre queerpos y discursos: normalización de conductas, homosexualidades y homofobia en las prácticas de la Educación Física Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BRITO, Leandro Teofilo de  y  LEITE, Miriam. Sobre masculinidades na Educação Física escolar: questões teóricas, horizontes políticos. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.481-500. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0011.

A partir do reconhecimento da urgência da tematização das questões de gênero e sexualidade, na abordagem da inclusão da diferença na Educação Física escolar pela pesquisa acadêmica, focalizamos, neste artigo a noção de masculinidade. Apresentamos e problematizamos a teoria da masculinidade hegemônica, de Raewyn Connell, assim como a perspectiva queer, referências teóricas identificadas em levantamento bibliográfico que também é exposto. Com base na proposta da desconstrução, de Jacques Derrida, e da noção de gênero performativo, conforme desenvolvida por Judith Butler, finalizamos a reflexão com a proposição dos operadores de pesquisa masculinidade normalizadora e masculinidade queer, no desejo teórico-político de favorecer a abertura a uma inclusão mais radical nas pesquisas e aulas da EFE.

Palabras clave : Educação Física escolar; Masculinidades; Perspectiva queer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )