SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Acerca de las masculinidades en la Educación Física escolar: cuestiones teóricas, horizontes políticosAcerca del compromiso de la Educación Física para la inclusión social de los negros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PRADO, Vagner Matias do. Entre queerpos e discursos: normalização de condutas, homossexualidades e homofobia nas práticas escolares da Educação Física*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.501-519. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0012.

Ancorado nos estudos queers, o presente artigo visa a problematizar o processo de padronização de condutas, negação da homossexualidade e construção da homofobia por intermédio de algumas práticas escolares da disciplina de Educação Física. A partir de relatos gerados por entrevistas semiestruturadas, foi possível inferir que, dentre os conteúdos curriculares da área, os esportes são mobilizados para a construção e a manutenção de uma representação de masculinidade que subjuga e hierarquiza outras expressões da existência. Portanto, nesse jogo relacional, estudantes que não se adequam (ou não querem se adequar) aos modelos hegemônicos são alvos de constantes demarcações depreciativas, as quais objetivam estabelecer uma diferença que será “lida” socialmente como “anormalidade”.

Palabras clave : Educação Física Escolar; Homossexualidades; Teoria queer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )