SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sobre o compromisso da Educação Física escolar com a inclusão social dos negrosJogos e brincadeiras no desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TORRI, Danielle  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.536-550. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0014.

Neste artigo, analisa-se, de forma exploratória, o esporte em sua versão paraolímpica, com foco nos discursos que valorizam práticas que seriam de superação e inclusão, tomando como situações exemplares algumas representações sobre o fenômeno. Procurou-se desenvolver dois tópicos: a composição entre rendimento x estética mediada pela técnica, a partir do conceito de estética da presença, proposto por Hans Ulrich Gumbrecht; e a aproximação entre o esporte olímpico e paralímpico dada pela incorporação tecnológica. Por fim, apontam-se caminhos ainda pouco percorridos na análise do fenômeno, com implicações no que o esporte paralímpico e também o convencional podem oferecer como expressão social do tempo atual.

Palavras-chave : Esporte paralímpico; Estética; Deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )