SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos*Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MORI, Nerli Nonato Ribeiro et al. Jogos e brincadeiras no desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.551-569. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0015.

Este artigo discute as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da atenção e da memória em alunos com deficiência intelectual no 1º ano do Ensino Fundamental. Realizou-se uma pesquisa-ação assim estruturada: em um primeiro momento, elaboraram-se atividades pré-intervenção para verificar a atenção e a memória dos participantes da pesquisa; posteriormente, trabalhou-se com jogos e brincadeiras que contribuíssem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores; e, por fim, aplicou-se uma atividade pós-intervenção com o intuito de observar se houve alterações significativas nas habilidades investigadas. A pesquisa foi levada a efeito em uma escola da região noroeste do Paraná que atende na modalidade de Educação Especial. Participaram da intervenção 8 sujeitos com 6 anos de idade, identificados como deficientes intelectuais. Os resultados evidenciaram que os jogos e as brincadeiras se mostraram como conteúdos eficazes no trabalho pedagógico em relação à memória e, em especial, à atenção.

Palavras-chave : Deficiência Intelectual; Atenção; Memória; Jogos; Brincadeiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )