SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Games and play in the development of attention and memory in students with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Patrícia Santos de; NUNES, João Paulo da Silva  and  MUNSTER, Mey de Abreu van. Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.570-590. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016.

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.

Keywords : Educação Física Escolar; Educação Inclusiva; Produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )