SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Juegos y bromas en el desarrollo de la atención y de la memoria en alumnos con discapacidad intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Patrícia Santos de; NUNES, João Paulo da Silva  y  MUNSTER, Mey de Abreu van. Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.570-590. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016.

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.

Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação Inclusiva; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )