SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Work and workers in the Third Ring in the Metropolitan Region of Curitiba: partialization, low qualification and educational challengesThe movement of constitution of the history of Pedagogy Course and its object of study: articulation with teaching conceptions in teachers’ education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARCHI, Rita de C.. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.617-637. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019.

Este artigo discute desafios teóricos e empíricos da ideia da criança como ator social, presente nos estudos sociais da infância, por meio de análise das críticas feitas ao conceito por autores pertencentes ao campo e autores externos a ele. São também discutidas réplicas em sua defesa. As críticas e as réplicas estendem-se em um espaço de 10 anos (2005 a 2015). O conceito de ator social é situado, neste artigo, no viés da teoria weberiana e no quadro da “dupla hermenêutica” como “modelo de reflexividade” nas Ciências Sociais, de A. Giddens: teorizar sobre o fenômeno implica envolver-se no seu processo contemporâneo de desconstrução/reconstrução. Assim, os riscos ou as consequências do que a ciência afirma sobre as crianças recairão sobre elas próprias e sobre as formas sociais de sua compreensão. Nesse sentido é que se compreende que devem ser analisados os alertas feitos ao discurso especialista (tanto o discurso crítico quanto o de defesa crítica do conceito).

Keywords : Criança; Ator social; Estudos sociais da infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )