SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2El trabajo y los trabajadores en el tercer anillo en la Región Metropolitana de Curitiba: parcialidad, bajo nivel de capacitación y desafíos educativosEl movimiento de la constitución de la historia de la Pedagogía de y su objeto de estudio: articulación con los conceptos de la pedagogía en la formación del pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARCHI, Rita de C.. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.617-637. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0019.

Este artigo discute desafios teóricos e empíricos da ideia da criança como ator social, presente nos estudos sociais da infância, por meio de análise das críticas feitas ao conceito por autores pertencentes ao campo e autores externos a ele. São também discutidas réplicas em sua defesa. As críticas e as réplicas estendem-se em um espaço de 10 anos (2005 a 2015). O conceito de ator social é situado, neste artigo, no viés da teoria weberiana e no quadro da “dupla hermenêutica” como “modelo de reflexividade” nas Ciências Sociais, de A. Giddens: teorizar sobre o fenômeno implica envolver-se no seu processo contemporâneo de desconstrução/reconstrução. Assim, os riscos ou as consequências do que a ciência afirma sobre as crianças recairão sobre elas próprias e sobre as formas sociais de sua compreensão. Nesse sentido é que se compreende que devem ser analisados os alertas feitos ao discurso especialista (tanto o discurso crítico quanto o de defesa crítica do conceito).

Palabras clave : Criança; Ator social; Estudos sociais da infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )