SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos*A concepção de Pedagogia Social na formação dos Educadores Sociais na Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DEBIASI, Miryan Cruz  e  DAMAZIO, Ademir. O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.638-656. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0020.

O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções pedagógicas que norteiam a organização curricular do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. A discussão desenvolve-se de modo articulado ao objeto de estudo da Pedagogia e à sua centralidade para os conceitos científicos da área. O corpus constitui-se de dois projetos em vigor no curso analisado e o processo analítico desenvolveu-se com base em uma unidade configurada por dois componentes: o objeto da Pedagogia e as finalidades definidas para o processo de formação do professor que, por sua vez, constituíram-se na concepção do curso como elemento de análise. Os resultados demonstram que, em ambos os projetos, o objeto da Pedagogia se mostra implícito, além de haver uma possibilidade de formação crítica. Entretanto, em um deles fica mais evidenciada uma proposta pautada em conhecimentos empíricos e pragmáticos que valorizam as experiências individuais, enquanto o outro projeto prevê uma formação que considere a educação na multiplicidade de relações da sociedade atual a partir de uma consistência teórica necessária. Tal observação conclui ser possível uma organização do ensino no curso de Pedagogia com base nos pressupostos teóricos assumidos neste artigo.

Palavras-chave : Pedagogia; Objeto de estudo; Concepção pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )