SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3“De intelectuais a expertos” no campo educativo argentino da década de sessenta: o caso do Centro de Investigações em Ciências da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEIVA, Jorge Alarcón. As regras do nosso jogo: privatização neoliberal da educação no Chile. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.690-707. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.001.

O artigo apresenta e desenvolve a hipótese de que um processo de privatização neoliberal, como foi o caso provado na educação chilena, foi instituído e vivenciado sem que acontecessem pesquisas teóricas que o sustentassem e esse fato tem garantido a condição e o efeito do seu processo. Assim, sustenta-se a hipótese de que a privatização neoliberal da educação no Chile foi imposta de forma invisível, sem que se ouvissem publicamente as partes interessadas. Essa foi a condição que garantiu sua eficiência: a falta de clareza sobre seu funcionamento. Para amparar essa hipótese, o artigo inicia explicando as razões para essa sustentação e examina os critérios utilizados para uma taxonomia para as modalidades de privatização em que se faz a distinção entre esta e processos de comercialização. Conclui-se com algumas considerações sobre os efeitos promovidos, em longo prazo, pelos processos de privatização da educação na sociedade chilena e a qualidade do suposto esforço despendido para freá-lo.

Palavras-chave : Educação; Política; Neoliberalismo; Privatização; Tipos de privatização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )