SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The rules of our game: neoliberal privatization of education in ChilePrivate management of public schools of Basic Education: a new market under the auspices of the State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENDEZ, Jorgelina. “De intelectuais a expertos” no campo educativo argentino da década de sessenta: o caso do Centro de Investigações em Ciências da Educação. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.708-727. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.002.

Este trabalho investiga uma instituição particular, o Centro de Investigação em Ciências da Educação da Instituto Torcuato Di Tella, onde os elementos necessários se combinam para definir um perfil de “experto” em educação. Durante os anos 1960 as ciências sociais e também as ciências da educação tiveram um forte crescimento e desenvolvimento, chamado de modernização. Isto permitiu o desenvolvimento de novos perfis académicos e profissionais, onde destaca o “experto”. Na Argentina este processo foi gerado em um contexto de instabilidade política e os conflitos entre sucessivos governos e universidades. Tendo em conta o contexto histórico, analisamos as características do centro, os pesquisadores que trabalhavam lá e as atividades que ocorreram durante os primeiros anos de operação procurando caracterizar a “experto” em educação.

Keywords : Especialista; Modernização; Ciências da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )