SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Las reglas de nuestro juego: privatización neoliberal de la educación en ChileGestión privada de las escuelas públicas de la Educación Básica: un nuevo mercado bajo la autoridad del Estado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MENDEZ, Jorgelina. “De intelectuais a expertos” no campo educativo argentino da década de sessenta: o caso do Centro de Investigações em Ciências da Educação. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.708-727. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.002.

Este trabalho investiga uma instituição particular, o Centro de Investigação em Ciências da Educação da Instituto Torcuato Di Tella, onde os elementos necessários se combinam para definir um perfil de “experto” em educação. Durante os anos 1960 as ciências sociais e também as ciências da educação tiveram um forte crescimento e desenvolvimento, chamado de modernização. Isto permitiu o desenvolvimento de novos perfis académicos e profissionais, onde destaca o “experto”. Na Argentina este processo foi gerado em um contexto de instabilidade política e os conflitos entre sucessivos governos e universidades. Tendo em conta o contexto histórico, analisamos as características do centro, os pesquisadores que trabalhavam lá e as atividades que ocorreram durante os primeiros anos de operação procurando caracterizar a “experto” em educação.

Palabras clave : Especialista; Modernização; Ciências da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )