SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3As regras do nosso jogo: privatização neoliberal da educação no ChileGestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MENDEZ, Jorgelina. “De intelectuais a expertos” no campo educativo argentino da década de sessenta: o caso do Centro de Investigações em Ciências da Educação. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.708-727. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.002.

Este trabalho investiga uma instituição particular, o Centro de Investigação em Ciências da Educação da Instituto Torcuato Di Tella, onde os elementos necessários se combinam para definir um perfil de “experto” em educação. Durante os anos 1960 as ciências sociais e também as ciências da educação tiveram um forte crescimento e desenvolvimento, chamado de modernização. Isto permitiu o desenvolvimento de novos perfis académicos e profissionais, onde destaca o “experto”. Na Argentina este processo foi gerado em um contexto de instabilidade política e os conflitos entre sucessivos governos e universidades. Tendo em conta o contexto histórico, analisamos as características do centro, os pesquisadores que trabalhavam lá e as atividades que ocorreram durante os primeiros anos de operação procurando caracterizar a “experto” em educação.

Palavras-chave : Especialista; Modernização; Ciências da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )