SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3“From intellectual to expert” in the Argentinian education field in the 1960s. The case of the Center for Research in Educational SciencesInstitutionalization of elementary school in the Province of Paraná (2000-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GAWRYSZEWSKI, Bruno; MOTTA, Vânia Cardoso da  and  PUTZKE, Camila Kipper. Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.728-748. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.003.

Este artigo discute a gestão privada de escolas públicas da Educação Básica como um dos pilares que sustentam uma agenda privada-mercantil no cenário contemporâneo brasileiro, baseados na crença da maior eficiência e qualidade a fim de garantir a igualdade de oportunidade a todos. O recurso teórico-metodológico foi a análise da atual conjuntura brasileira inserida na crise estrutural do capital, seguida de exame da gestão privada em escolas estadunidenses, conhecidas como escolas charters, e iniciativas nas redes de ensino no Brasil. Concluímos que a gestão privada de escolas públicas pode ser entendida como um recurso para “contrarrestar” as crises cíclicas do capital e que tem aberto novas possibilidades de mercado no âmbito educacional sob a tutela do Estado.

Keywords : Estado; Gestão privada; Crise do capital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )