SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3“De intelectuais a expertos” no campo educativo argentino da década de sessenta: o caso do Centro de Investigações em Ciências da EducaçãoUm balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GAWRYSZEWSKI, Bruno; MOTTA, Vânia Cardoso da  e  PUTZKE, Camila Kipper. Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do Estado. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.728-748. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.003.

Este artigo discute a gestão privada de escolas públicas da Educação Básica como um dos pilares que sustentam uma agenda privada-mercantil no cenário contemporâneo brasileiro, baseados na crença da maior eficiência e qualidade a fim de garantir a igualdade de oportunidade a todos. O recurso teórico-metodológico foi a análise da atual conjuntura brasileira inserida na crise estrutural do capital, seguida de exame da gestão privada em escolas estadunidenses, conhecidas como escolas charters, e iniciativas nas redes de ensino no Brasil. Concluímos que a gestão privada de escolas públicas pode ser entendida como um recurso para “contrarrestar” as crises cíclicas do capital e que tem aberto novas possibilidades de mercado no âmbito educacional sob a tutela do Estado.

Palavras-chave : Estado; Gestão privada; Crise do capital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )