SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Gestão privada de escolas públicas da Educação Básica: um novo mercado sob a tutela do EstadoA produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Um balanço da produção recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná (2000-2015). Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.749-771. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.004.

O objetivo do artigo, que apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutoramento, é analisar a historiografia recente sobre a institucionalização da escola primária na Província do Paraná, entre os anos 2000 e 2015. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica em periódicos e em anais de congressos científicos, por meio do qual procura evidenciar, em forma de balanço e estado da arte, os temas privilegiados e apontar, a partir deles, possibilidades para futuras pesquisas. Os resultados identificaram, em setenta e quatro trabalhos analisados, vinte e quatro temas pesquisados, bem como um aumento quantitativo da produção nos últimos cinco anos. A conclusão sugere que o momento presente caracteriza-se por um grande interesse dos historiadores da região pelo seu passado educacional provincial.

Palavras-chave : Estado da arte; Historiografia; Província do Paraná.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )