SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Knowledge production in education: Post-structuralism as epistemological potencyPossible paths in real contexts: the Multifunctional Resource Rooms Implementation Program from the perspective of policy translation analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ROSA, Sanny S. da  and  PONCE, Branca Jurema. Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015). Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.788-807. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.006.

Este texto examina os problemas e as abordagens epistemológicas de pesquisas em políticas curriculares em suas interfaces com a formação e o trabalho docente. Foram analisados 77 artigos publicados, entre 2010 e 2015, em periódicos nacionais classificados nos estratos A1 e A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia combinou a análise temática de conteúdos com o esquema analítico do enfoque epistemológico das pesquisas em políticas educacionais (EEPE). Os resultados apontam não apenas para a necessidade de fortalecimento epistemológico das produções desse campo, mas também de um diálogo mais fecundo entre a base empírica das pesquisas e seus referenciais teóricos.

Keywords : Políticas curriculares; Abordagens epistemológicas; Problemas de pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )