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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ROSA, Sanny S. da  e  PONCE, Branca Jurema. Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015). Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.788-807. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.006.

Este texto examina os problemas e as abordagens epistemológicas de pesquisas em políticas curriculares em suas interfaces com a formação e o trabalho docente. Foram analisados 77 artigos publicados, entre 2010 e 2015, em periódicos nacionais classificados nos estratos A1 e A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia combinou a análise temática de conteúdos com o esquema analítico do enfoque epistemológico das pesquisas em políticas educacionais (EEPE). Os resultados apontam não apenas para a necessidade de fortalecimento epistemológico das produções desse campo, mas também de um diálogo mais fecundo entre a base empírica das pesquisas e seus referenciais teóricos.

Palavras-chave : Políticas curriculares; Abordagens epistemológicas; Problemas de pesquisa.

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