SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Estudios de políticas curriculares: un examen de los problemas y de los planteamientos epistemológicos de la investigación (2010-2015)Qué dicen los estudiantes sordos de la Universidad Federal de Santa María sobre su permanencia em la enseñanza superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SEGABINAZZI, Marília  y  LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça. Caminhos possíveis em contextos reais: o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de análise da tradução de políticas. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.808-825. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.007.

Este trabalho objetivou compreender como as gestões municipais traduzem diretrizes do Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais. Tomando-se por referência o método de análise do ciclo de políticas e a teoria da atuação política, propostos por S. J. Ball e colaboradores, realizou-se um estudo de caso em dois municípios brasileiros. Com dados colhidos a partir de entrevistas com gestores locais, além de observações diretas e análises documentais, identificou-se que, ainda que algumas estratégias de tradução da política apresentam-se de forma semelhante, as políticas de macro abrangência têm desdobramentos diferentes em realidades também diferentes. Isso torna necessária a flexibilização no processo de tradução das políticas e evidencia a necessidade de levar-se em conta as características do campo de tradução quando da proposição de uma política pública.

Palabras clave : Políticas educacionais; Gestão municipal; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )