SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Qué dicen los estudiantes sordos de la Universidad Federal de Santa María sobre su permanencia em la enseñanza superiorLa asignatura Libras en la formación de profesores: desafíos para la formulación de espacios educacionales bilingües índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da  y  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.848-863. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.009.

O presente artigo busca compreender de que maneira a profissão docente na roça se reconfigurou diante dos contextos das novas ruralidades e como professores da roça têm considerado as diferenças em suas salas de aula. Tomamos como base teórica as discussões de Moreira (2005), Carneiro (1998, 2012), Rios (2011, 2015), Pineau (2014) e Silva (2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas de formação foram o ponto central da investigação. Utilizamos como dispositivos de pesquisa as entrevistas narrativas com três professoras e um professor que moram e exercem a docência na roça, em escolas da rede pública da Educação Básica. Os resultados nos proporcionaram maior entendimento sobre como os sentidos são construídos e ressignificados a partir das novas ruralidades e sua relação com a educação. A conclusão é de que há necessidade da criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as identidade e as diferenças.

Palabras clave : Docência; Ruralidades; Diferenças; Pesquisa (auto) biográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )