SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O que dizem os estudantes surdos da Universidade Federal de Santa Maria sobre a sua permanência no ensino superiorA disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.848-863. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.009.

O presente artigo busca compreender de que maneira a profissão docente na roça se reconfigurou diante dos contextos das novas ruralidades e como professores da roça têm considerado as diferenças em suas salas de aula. Tomamos como base teórica as discussões de Moreira (2005), Carneiro (1998, 2012), Rios (2011, 2015), Pineau (2014) e Silva (2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas de formação foram o ponto central da investigação. Utilizamos como dispositivos de pesquisa as entrevistas narrativas com três professoras e um professor que moram e exercem a docência na roça, em escolas da rede pública da Educação Básica. Os resultados nos proporcionaram maior entendimento sobre como os sentidos são construídos e ressignificados a partir das novas ruralidades e sua relação com a educação. A conclusão é de que há necessidade da criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as identidade e as diferenças.

Palavras-chave : Docência; Ruralidades; Diferenças; Pesquisa (auto) biográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )