SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas ruraisDomínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LOUZADA, Juliana Cavalcante de Andrade; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira  e  GIROTO, Claudia Regina Mosca. A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.864-886. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.010.

No campo de estudo selecionado, interessa investigar se a oferta da disciplina Libras constitui-se num espaço formativo orientado para a consolidação de práticas educacionais bilíngue, em consonância com o Decreto Federal nº 5.626/05. A análise dos documentos disponíveis online permitiu a identificação de 19 cursos que ofertavam disciplinas em atendimento às políticas de educação bilíngue para surdos. Da amostra de cursos investigados, foram encontradas 22 disciplinas. Apoiada na Análise de Conteúdo, os dados obtidos nos planos de ensino foram organizados e analisados em três categorias: a) Ensino de Libras; b) Conteúdo sobre a Libras e c) Políticas Públicas e fundamentos da educação de surdos. Os resultados evidenciaram que a disciplina Libras tem se configurado como possibilidade de difusão e ensino desta modalidade de linguagem. Conclui-se, portanto que a sua oferta contribuiu para desfazer equívocos sobre a escolarização dos surdos, na perspectiva bilíngue.

Palavras-chave : Formação de Professores; Língua Brasileira de Sinais; Política Educacional Bilíngue.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )