SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilínguesAvaliação da Educação Superior no Brasil: discursos, práticas e disputas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo  e  MAIA, Lícia de Souza Leão. Domínios e elementos da profissionalidade docente nas representações sociais de professores de Matemática. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.887-908. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.011.

Este trabalho, fruto de uma tese de doutorado, tem por objetivo analisar as representações sociais de professores de matemática brasileiros e franceses acerca de sua competência profissional. A análise está ancorada em um levantamento teórico sobre a relação entre os termos profissão e profissionalidade e sobre elementos e domínios da profissionalidade docente (ABAELLA, 1992; ROLDÃO, 2005, entre outros). A metodologia fundamenta-se na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976). A pesquisa contou com a participação de 252 professores de matemática brasileiros e franceses atuantes em escolas públicas. Dentre os resultados, destacamos as semelhanças e diferenças entre as representações dos professores sobre sua competência profissional, baseadas nos domínios deontológico, disciplinar, didático, pessoalidade, entre outros, da profissionalidade docente.

Palavras-chave : Profisssionalidade docente; Representações Sociais; Competência Profissional de Professores de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )