SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Skills and features of professionalism through Maths teachers’ social representationsSocial justice in education: underpinnings and practical consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GOMES, Alfredo Macedo; SILVA, Assis Leão da  and  ARRUDA, Ana Lúcia Borba de. Avaliação da Educação Superior no Brasil: discursos, práticas e disputas. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.909-928. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.012.

Este texto analisa o campo da Educação Superior, tomando como sujeito-objeto de investigação as políticas de avaliação, o posicionamento e o engajamento de determinados sujeitos na formulação e na implementação das políticas de avaliação da Educação Superior, o que implica explorar facetas relevantes da disputa e da estruturação do campo da Educação Superior no Brasil. A análise explorou documentos e publicações, assim como movimentações e posicionamentos dos sujeitos no campo e na esfera estatal. Argumenta-se que as políticas de avaliação da Educação Superior têm sido permeadas por disputas expressas por meio do posicionamento de grupos que se situam no campo e no aparelho de Estado - MEC, CONAES, INEP - que disputam o campo desde 1990. Dois posicionamentos predominam no campo, o discurso e o modelo de avaliação contextual-participativo e o racional-objetivista. O cenário delineado nos últimos anos permite observar que a introdução de índices por parte das agências estatais promoveu uma virada na condução da política de avaliação, realinhando-a à perspectiva racional-objetivista.

Keywords : Educação Superior; Políticas de avaliação; Campo da Educação Superior; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )