SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileiraFormação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BEZERRA, Giovani Ferreira. Mediação verbal para alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncionais: reflexões e (pro)posições. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.960-979. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.015.

Este artigo discute se e como são realizadas práticas de mediação verbal, mediante a oralidade, pelas professoras especialistas que atendem, no contraturno, alunos com deficiência intelectual. O lócus da investigação empírica foi uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Tendo por base a Psicologia Histórico-Cultural, recorreu-se à pesquisa participante, com a constituição de grupo colaborativo entre o pesquisador e as professoras. Diário de campo e gravações em áudio dos encontros realizados foram instrumentos de coleta de dados. Verificou-se que as professoras especialistas desenvolvem atividades específicas para contemplar a mediação verbal, mas há necessidade de problematizar suas práticas, tornando os saberes tácitos de suas experiências e de seus saberes teoricamente fundamentados.

Palavras-chave : Pessoa com deficiência intelectual; Desenvolvimento da linguagem; Atendimento Educacional Especializado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )