SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Verbal mediation for students with intellectual disabilities in the multifunctional resource room: reflections and (pro)positionsSocial representations of science and gender in Science teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago  and  ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.980-994. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.016.

O artigo tem como propósito refletir sobre o Trabalho Docente e seu processo formativo por intermédio de pesquisa bibliográfica. Inicialmente, define o que é trabalho social humano, tanto em seu aspecto produtivo quanto em sua forma alienante; posteriormente, busca compreender o Trabalho Docente na sua especificidade e nos aspectos determinantes da sociedade capitalista. Destes estudos, problematiza sobre a relação teoria e prática na formação docente, verificando as condições objetivas e subjetivas inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, em que conteúdo e método unificam-se e complementam-se, constituindo a práxis reflexiva. Neste caso, concluiu que a lógica dialética é uma das possibilidades de refletir sobre a relação teoria e prática.

Keywords : Formação Docente; Trabalho Docente; Práxis Reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )